quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO APRESENTADAS AO CANDIDATO FERNANDO LOBO 12789

Caros colegas do magistério e outros amigos de blog. Venho por meio desta passar as propostas redigidas por mim, em colaboração com outros colegas do magistério, no tocante à educação. Fernando Lobo, que será a verdadeira voz dos professores na ALERJ, prontamente as aceitou, inserindo-as no seu programa de propostas para o Legislativo Fluminense.

Seguem abaixo, as propostas na íntegra:


SEGUEM ABAIXO ALGUMAS REIVINDICAÇÕES DOS COLEGAS DO MAGISTÉRIO. VEJA ÀQUELAS QUE PODEM SER EFETUADAS E APROVEITE AS MESMAS NO SEU PROGRAMA DE GOVERNO:

1 - AUMENTO SALARIAL PARA OS PROFESSORES (ÓBVIA).
JUSTIFICATIVA: O SALÁRIO DE R$ 750,00 É VERGONHOSO E UM DOS MENORES DA FEDERAÇÃO.
2 - BENEFÍCIOS COMO RIO CARD, VALE CULTURA E VALE ALIMENTAÇÃO PARA OS PROFESSORES (DEVIDO À CARGA HORÁRIA, NÃO SE JUSTIFICARIA PEDIR VALE REFEIÇÃO).
JUSTIFICATIVA: ALÉM DE O SALÁRIO SER DEMASIADAMENTE BAIXO. MUITOS PROFESSORES PRECISAM SE DESLOCAR POR GRANDES DISTÂNCIAS, MESMO QUE O ENDEREÇO DO SERVIDOR SEJA NA MESMA COORDENADORIA NA QUAL PRESTOU CONCURSO. EX: NA COORDENADORIA DO MÉIER, EXISTEM ESCOLAS EM MARIA DA GRAÇA E PROFISSIONAIS QUE MORAM NO ENGENHO DE DENTRO. FICA HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL O DESLOCAMENTO À PÉ. NO TOCANTE AO VALE CULTURA, É NECESSÁRIO QUE MENSALMENTE OS PROFESSORES POSSAM TER CONDIÇÕES DE COMPRAR PELO MENOS UM LIVRO, NA FAIXA DE 50 REAIS (PREÇO MÉDIO DOS LIVROS ACADÊMICOS). O CARTÃO DO VALE CULTURA SERVIRIA NÃO SÓ PARA A COMPRA DE LIVROS, MAS TAMBÉM PARA O ACESSO À EVENTOS DE NATUREZA CULTURAL, COMO PEÇAS DE TEATRO, EXPOSIÇÕES, MUSEUS, CINEMAS, PALESTRAS PAGAS E BIENAIS. DAÍ UM VALOR NA CASA DOS 100 REAIS DEPOSITADOS MENSALMENTE NO CARTÃO DO PROFESSOR (SERIA UM CARTÃO NOS MOLDES DE UM CARTÃO DE BANCO, COM CHIP).
3 - CRIAR UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECÍFICO PARA AS ÁREAS ACADÊMICAS DOS DOCENTES. ESSE PROGRAMA PODERIA SER DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A UERJ, UENF E UEZO.
JUSTIFICATIVA: OS PROFESSORES PRECISAM SER CAPACITADOS, VISTO A PÉSSIMA AVALIAÇÃO APRESENTADA PELOS ALUNOS NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO NACIONAL, NA QUAL O RIO DE JANEIRO FICOU EM PENÚLTIMO LUGAR, NA FRENTE APENAS DO PIAUÍ (ESTADO COM NÍVEIS DE IDH, RENDA PER CAPITA E PIB, DEMASIADAMENTE INFERIORES AO RJ). 
4 - REVITALIZAÇÃO DOS CIEPS, CRIANDO UM FUNDO ESPECÍFICO DE AMPARO AOS MESMOS PARA A RECUPERAÇÃO DE BIBLIOTECAS, SALAS DE AULA E QUADRAS ESPORTIVAS. TAMBÉM SERIA INTERESSANTE A CONSTRUÇÃO DE CINE-TEATROS E A CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS (COMO NOS MOLDES ANTIGOS).
JUSTIFICATIVA: OS CIEPS REPRESENTAM O MELHOR PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA HISTÓRIA DO BRASIL, AONDE SE UNEM ESTRUTURAS BÁSICAS PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO NUM MESMO ESPAÇO: ACESSO Á EDUCAÇÃO, SAÚDE, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO DO ALUNO, ESPORTE, CULTURA E LAZER.
5 - CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA SEGURANÇA PÚBLICA COM ÊNFASE EM CURSOS COMO DIREITO, HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS (OS MAIS IDENTIFICADOS COM A REALIDADE DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA).
JUSTIFICATIVA: CRIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM ÊNFASE EM CURSOS COMO DIREITO, HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, FILOSOFIA E ENGENHARIA. PODERIAM SER CRIADOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NÍVEL LATO SENSU, MESTRADO E DOUTORADO NA ÁREA DE INTELIGÊNCIA POLICIAL E TAMBÉM ESPECIALIZAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO E SEUS FENÔMENOS SOCIAIS. TODOS TERIAM DIREITO A INGRESSAR NA INSTITUIÇÃO, OU SEJA, NÃO SERIA EXCLUSIVA DOS POLICIAIS. ENTRETANTO, HAVERIA UM ESTÍMULO PARA QUE OS POLICIAIS FIZESSEM O VESTIBULAR, COM APOIO FINANCEIRO FEDERAL. PODERIA SER CRIADO UM CAMPUS PRINCIPAL NA CAPITAL E OUTROS TRÊS OU QUATRO EM CADA REGIÃO DO ESTADO.
E A MAIS IMPORTANTE DE TODAS:
6 - FISCALIZAR O IDIOTA DO CABRAL...RS... (ISSO VOCÊ JÁ FAZ HÁ MUITO TEMPO).

Por isso que eu digo, professor da rede estadual fluminense também é 12789.


Nenhum comentário:

Postar um comentário