segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS: TEMOS QUE OLHAR AS DEMANDAS SOCIAIS EM DETRIMENTO DA LÓGICA INDIVIDUALISTA DE PARTE DA CATEGORIA

Não me levem a mal, nobres amigos e colegas da área da saúde, mas este humilde professor vai dar um pitaco sobre essa questão polêmica do MAIS MÉDICOS. Pelo que sei, o edital privilegia os médicos brasileiros, ou será que estou enganado? Quando as vagas por todo o país foram apresentadas, que eu saiba, os médicos brasileiros tinham a preferência para cobri-las. Agora pergunto: houve grande interesse dos médicos brasileiros por essas vagas? NÃO! E as vagas que foram supridas, em sua maioria, eram de municípios melhor localizados, próximos aos grandes centros. 

Outra pergunta: é justo julgar como um crime a contratação de médicos estrangeiros, uma vez que as vagas foram prioritariamente oferecidas aos profissionais brasileiros, e estes, pouco se interessaram? É humano deixar cidadãos humildes sem assistência médica, que é premissa constitucional, só por um capricho de médicos soberbos e infelizes? 

É desumano pensar nos próprios interesses e deixar os excluídos sociais e geográficos sem a oportunidade de ter acesso a serviços médicos que podem salvar vidas. O discurso tosco de que não há estrutura na rede pública de saúde não se justifica contra este projeto que é urgente para as camadas menos abastadas da população. É claro que temos que melhorar a estrutura da saúde brasileira, mas existem demandas sociais que são mais urgentes no momento. HUMANIDADE e RESPEITO aos excluídos que precisam deste projeto urgentemente. Consciência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário