terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A VERTICALIZAÇÃO NOCIVA DOS QUADROS DE HORÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

O Governo Federal, na última década, democratizou o processo de acesso ao Ensino Superior. Isso é fato, inquestionavelmente. Entretanto, um passo importantíssimo para democratizar de fato o acesso aos jovens mais humildes às universidades públicas seria horizontalizar o quadro de horários das instituições. O quadro é demasiadamente vertical e prejudica o aluno cujo perfil é de baixa renda. O sistema, do jeito que está, inviabiliza a continuidade deste aluno na universidade, uma vez que, o mesmo precisa trabalhar e com aulas num horário quase integral, em cursos que nem são tradicionalmente assim, como Direito, este fica impossibilitado de buscar o seu sustento, justamente para financiar os gastos adicionais do curso. 

Eu, como professor, ainda tenho horário flexível que permite me adequar à um sistema de horário integral, mas o aluno cotista, marginalizado pelo sistema, que necessita trabalhar, acaba abandonando o curso, que possui uma estrutura que favorece aos alunos elitizados. O Governo poderia pensar em horizontalizar o sistema de horários, beneficiando os alunos oriundos das camadas menos privilegiadas socialmente. É o que eu penso, o sistema, do jeito que está, favorece às elites. Boa tarde!

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