quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

LULA RECEBE ALTA DE HOSPITAL EM RECIFE APÓS CRISE HIPERTENSIVA

Presidente se sentiu mal no início da madrugada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta por volta das 7 horas desta manhã do Hospital Português, em Recife, após apresentar uma crise hipertensiva na noite de ontem, segundo o hospital. O presidente deve seguir de Recife para São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista, segundo a assessoria da Presidência.

Lula se preparava para embarcar para Davos, na Suíça, onde receberia amanhã o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial quando, na noite de ontem, o quadro de indisposição piorou. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é quem vai representar Lula em Davos.



BY MSN.COM

VITÓRIA DO FLAMENGO NA ESTRÉIA DO TRIO MARAVILHA COM SHOW DE LOVE E ADRIANO!!!

Flamengo bate Americano por 3 a 2, no Maracanã, mas perde Léo Moura, expulso, para o Fla-Flu.

Na primeira partida do trio maravilha pelo Flamengo, Petkovic, Adriano e Vagner Love não tiveram uma atuação exuberante, mas fizeram o suficiente para o Rubro-Negro vencer o Americano por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Maracanã. Adriano, de pênalti, Fernando e Vagner Love marcaram os gols. Diego Sales, de pênalti, e Itacaré marcaram para o Americano. O ponto negativo ficou por conta da expulsão de Léo Moura, que está fora do clássico de domingo, contra o Fluminense. Com o resultado, o clube da Gávea assume a liderança do grupo A da Taça Guanabara, com 12 pontos conquistados.

Primeiro tempo: início ruim, mas em vantagem

Com o trio Petkovic, Adriano e Vagner Love em campo, a expectativa do torcedor do Flamengo era presenciar um gol da equipe logo no início da partida. Atrapalhado no meio-campo e com problemas na saída de bola, o Rubro-Negro não conseguiu atender aos anseios do torcedor. Tanto que tirando a pixotada do zagueiro Cirilo, que quase marcou contra, aos 18 minutos, o primeiro chute a gol, de fato, só foi dado aos 26 minutos. Vagner Love cruzou, Adriano não achou a bola e Juan finalizou. O goleiro Wender saiu aos seus pés e fez importante defesa.

A partir daí, o Rubro-Negro passou a controlar melhor a partida, mas o torcedor teve que esperar até aos 40 minutos para comemorar o gol, que veio de pênalti. Adriano foi derrubado por Oliosa na área. O Imperador cobrou com categoria, abriu o placar e marcou o seu primeiro gol em 2010.

O Rubro-Negro ainda conseguiu ampliar o placar antes do término do primeiro tempo. Aos 49, Petkovic bateu escanteio. O zagueiro Álvaro desviou, a bola bateu na zaga e sobrou para Fernando que empurrou para o fundo da rede. Foi o segundo gol do volante em quatro jogos pelo clube da Gávea.

Segundo tempo: expulsão de Léo Moura e gol de Love

O Flamengo voltou para a segunda etapa em cima do Americano. Aos 8, Adriano arrancou como um tanque e serviu Vagner Love. O camisa 9 se enrolou com a bola e rolou para Petkovic. Elson antecipou e cortou para escanteio. Aos 12, Léo Moura foi expulso. O lateral-direito reclamou de uma falta e recebeu o cartão vermelho do árbitro Willian de Souza Nery. Com um a menos, o Flamengo recuou, mas ainda conseguiu um bom lance. Aos 19, Juan aplicou belo drible e rolou para Adriano. O Imperador tocou de letra, mas Vagner Love não chegou para concluir.

O Americano apertou e conseguiu o seu gol aos 35 minutos, em cobrança de pênalti de Diego Sales. Mal deu para comemorar. Na saída de bola, Adriano e Vagner Love tabelaram três vezes e o artilheiro do amor marcou o terceiro do Flamengo. O jogo parecia definido, mas Itacaré ainda diminuiu aos 46 minutos. Apesar do sufoco, a torcida rubro-negra comemorou o resultado, provocou o Fluminense e deixou o Maracanã apimentando o clássico de domingo.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 3 X 2 AMERICANO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/1/2010 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho (RJ) e Luiz Felipe Scofield (RJ)
Renda / Público: Não divulgados
Cartões amarelos: Léo Moura (Flamengo); Oliosa, Zambi, Leandro Leite e Jader (Americano)
Cartão vermelho: Léo Moura (12'/2ºT)
Gols: Adriano (Pênalti, 40'/1ºT), Fernando (49'/1ºT), Diego Sales (35'/2ºT), Vagner Love (36'/2ºT) e Itacaré (46'/2ºT)
FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Álvaro e Juan; Toró, Fernando, Kleberson (Lenon, 48'/2ºT) e Petkovic (Fierro, 14'/2ºT); Vagner Love Adriano. Técnico: Andrade.
AMERICANO: Wender, Oliosa (Dudé, 28'/2ºT), Elson, Leandro Dias e Cirilo (Rafinha, 20'/2ºT); Leandro Leite, Edinho, Jader e Diego Sales, Itacaré e Zambi (Patrício, intervalo). Técnico: Heron Ferreira.


BY MSN ESPORTES

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ATACANTE PARAGUAIO CABAÑAS LEVA TIRO NA CABEÇA EM CASA NOTURNA NA CIDADE DO MÉXICO!!!

Atacante é internado em estado grave na Cidade do México.

O atacante Cabañas, do América (MEX), levou um tiro na cabeça na madrugada desta segunda-feira, em uma casa noturna na Cidade do México. Ainda não se sabe se o incidente aconteceu após uma briga ou uma tentativa de assalto. Segundo a imprensa mexicana, seu estado é grave.

Segundo a secretaria de Segurança do município, o paraguaio foi levado com vida ao Hospital Los Ángeles, onde, por volta das 6h locais, foi operado. Ainda não há boletim oficial sobre seu estado de saúde.

Em declarações à imprensa local, o presidente do América, Michel Bauer, confirmou que Cabañas foi baleado. No entanto, disse não ter maiores informações sobre o atacante.

- O que sabemos é que ele sofreu um atentado. Parece que tentaram assaltá-lo em um bar onde estava e levou um tiro. Aparentemente está consciente, mas não tenho informações médicas - afirmou.

O procurador de Justiça do Distrito Federal mexicano, Miguel Ángel Mancera, revelou que dois suspeitos do crime já foram detidos.  

BY MSN ESPORTES

SÉRGIO CABRAL (PMDB) E WAGNER MONTES (PDT) PRATICAMENTE EMPATADOS, SEGUNDO PESQUISA VOX POPULI PARA GOVERNADOR NO RIO DE JANEIRO

Saiu ontem (22/01) o resultado da pesquisa encomendada pela Rede Bandeirantes ao Instituto Vox Populi para o Governo do Rio de Janeiro e o deputado estadual Wagner Montes (PDT) aparece com 24%.

O governador Sérgio Cabral (PMDB), está na frente com 32%. Garotinho (PR) tem 18% e Gabeira (PV) tem 14%.

Com esse resultado, podemos dizer que Cabral e Wagner estão praticamente empatados, dentro de uma margem de erro de 3%.

Não podemos esquecer que o atual governador está em campanha há três anos, além claro, de gastar milhões em propaganda e o Wagner Montes se quer disse se será candidato.


Escraaaachaa !!!

COM SHOW DE DODÔ, VASCO GOLEIA O BOTAFOGO NO ENGENHÃO!!!

Atacante marca três e Coutinho debuta no time profissional.

O vascaíno não poderia estar mais feliz. No primeiro clássico do ano, na casa do rival, o Cruzmaltino atropelou o Botafogo com uma goleada por 6 a 0 no Engenhão. E para tornar a comemoração mais especial, Dodô marcou seus três primeiros gols com a camisa do clube e Philippe Coutinho fez os primeiros como profissional. Léo Gago completou. De quebra, o Vasco assumiu a liderança e jogou o rival para a terceira colocação do grupo B da Taça Guanabara.

Um dos assuntos mais comentados durante a semana foi a ansiedade de Dodô por marcar o primeiro gol pelo Vasco. E o atacante logo decidiu que era hora de acabar com a espera da torcida. Com apenas quatro minutos ele deixou Wellington para trás e disparou um belo chute no canto direito de Jefferson, que nada pôde fazer a não ser ver a festa do atacante, que havia feito seu último gol no dia 17 de agosto de 2008, em vitória do Fluminense sobre o Atlético Mineiro.

O Botafogo, perdido desde o início do jogo, se entregou ainda mais com a expulsão de Eduardo, aos 14 minutos, após pisão em Souza. Mesmo assim, o Alvinegro ainda assustou em falha do zagueiro Fernando, que Abreu aproveitou para lançar Herrera. O argentino girou e bateu, mas a bola foi no lado de fora da rede, na única vez em que os gringos conseguiram criar um lance de perigo.

Então Dodô resolveu dar prosseguimento ao espetáculo. Aos 32, Carlos Alberto cruzou da direita e ele se esticou todo para empurrar a bola para o gol. Dois minutos depois, Souza recebeu bola em contra-ataque e fez um lindo lançamento para o camisa 10, que apenas tocou na saída do goleiro para sacramentar 45 minutos perfeitos.

COUTINHO TAMBÉM BRILHA

E quem esperava o Vasco em ritmo lento na segunda etapa se surpreendeu. O time seguiu tocando a bola na frente e chegou ao quarto gol aos dez minutos. Léo Gago cobrou falta com força e Jefferson aceitou. Pouco depois, Dodô lançou o garoto Philippe Coutinho, que marcou seu primeiro gol como profissional pelo Gigante da Colina.

Com a goleada construída, o Vasco diminuiu o ritmo e até deu alguns espaços na defesa. Mesmo assim, o Botafogo não conseguiu aproveitar e nem gol de honra conseguiu marcar no clássico. E quando tudo parecia acabado, o estreante Rafael Coelho ainda arrumou tempo para lançar Coutinho, que bateu forte e marcou o sexto, fechando o placar.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 0 X 6 VASCO
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 24/01/09 - 19h30
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
Renda/Público: R$ 486.980/21.194 pagantes
Cartões Amarelos: Alessandro, Herrera, Antônio Carlos (BOT); Léo Gago, Fagner, Dodô, Márcio Careca (VAS)
Cartões Vermelhos: Eduardo (14'/2ºT)
GOLS: Dodô, 4'/1ºT (0-1); Dodô, 32'/1ºT (0-2); Dodô, 34'/1ºT (0-3); Léo Gago, 10'/2ºT (0-4); Philippe Coutinho, 14'/2ºT (0-5); Philippe Coutinho, 36'/2ºT (0-6)
BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lucio Flavio (Renato, 22'/2ºT); Abreu (Somália, intervalo) e Herrera. Técnico: Estevam Soares.
VASCO: Fernando Prass, Fagner (Thiago Martinelli, 4'/2ºT), Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Coelho, 30'/2ºT), Léo Gago e Carlos Alberto (Magno, 41'/1ºT); Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini.

BY MSN ESPORTES

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BLOG DA COMPED, VISANDO O LUCRO, IGNORA VISITANTES QUE NÃO SÃO SEUS ALUNOS!!!

Buscando maiores informações acerca do último concurso público para o Magistério Estadual do Rio de Janeiro (2010), em especial, com relação à uma questão de conhecimentos pedagógicos, verifiquei que fui ignorado nas minhas perguntas, simplesmente porque existe um favorecimento amplamente divulgado aos alunos da referida instituição. Como não deixo barato e procuro brigar pela melhora dos aparelhos institucionais, sejam eles públicos ou privados, resolvi enviar um e-mail para os censores do blog da COMPED, criticando a postura dos mesmos, veja abaixo na íntegra, o teor do meu e-mail:


Bom dia!




Enviei dois comentários para o blog de vocês que foram devidamente apagados sem ter uma única resposta. Acho isso uma falta de respeito e consideração com um profissional que pode, algum dia, até vir a fazer algum curso com vocês. O mundo educativo não pode ser visto apenas como um interesse de mercado, ele também tem a função pedagógica com os seus princípios, e acharia interessante que a filosofia do referido curso fosse embasada nesses princípios.



Apenas fiz uma pergunta com relação à questão 25 do concurso para o magistério 2010. Gostaria de ter a resposta se a referida questão é passível de anulação ou não. Não pedi a explicação da questão, apenas se a mesma teria condições de ser anulada. Para a minha surpresa, confesso, os meus dois comentários foram apagados e não me deram nenhuma resposta. Não acho que este tipo de atitude seja exemplo para àqueles que se dizem auxiliares do processo educativo. Sei que vocês devem privilegiar somente os seus alunos nas explicações das questões e acho até salutar e justo, porém, não custava apenas me responderem se a questão 25 era passível ou não de recurso, pois com relação à justificativa, eu correria atrás, através do livro da Candau.



Infelizmente esse paradigma mercantilista é dominante na estrutura dos cursinhos, muitos deles visando apenas o lucro imediato. É extremamente decepcionante ver que existem instituições como a de vocês que seguem esse paradigma. A visão extremamente capitalista já derrubou muitos colegios e cursinhos por aí. Espero que vocês mudem essa filosofia, como dizia Marx, a "Filosofia do Lucro". Embora não seja nem um pouco fã do citado intelectual e das suas teorias retrógradas, em alguns aspectos, tenho que confessar, ele tinha razão.



Tenham o conhecimento de que o tratamento por vocês apresentado a mim será amplamente divulgado pelo meu blog. Se a filosofia mercantilista de vocês é uma realidade farei de tudo para divulgá-la no meu blog. Apesar de novo, o meu blog já é conhecido por muita gente, tem boa citação no Google e o usarei não só para denunciar os maus políticos como também para denunciar a prática excessivamente capitalista de algumas instituições ligadas à educação. Saibam que divulgarei com todas as minhas forças este comportamento supra-capitalista e mal-educado do blog da COMPED para todos que eu puder fazê-lo. Fiquem cientes disso. Não se esqueçam que um pequeno artigo pode parar até na mídia.



No que eu puder divulgar a falta de educação da COMPED para com alguns visitantes do seu blog, farei com maior prazer e gosto. Irei passar este artigo para todos os blogs que eu visito e aqueles nos quais eu sigo ou são meus seguidores, bem como, nas mídias visuais e escritas das quais tenho acesso.



Atenciosamente,





Ricardo Guimarães




Portanto um aviso, não participem deste blog e não façam nenhum curso da instituição acima citada, pois se a mesma não trata com dignidade e respeito alguém que ainda busca uma informação, imaginem a filosofia "pedagógica" da mesma para os seus alunos. Procurem, ao invés dela, instituições que tenham uma preocupação mais relacionada ao desenvolvimento do conhecimento pedagógico não só dos seus alunos, mas também dos que a buscam para solucionar as suas dúvidas, pois estes podem ser futuros alunos. Sensibilidade e humanidade já são sinais claros de que uma instituição vai querer lhe mostrar os valores e referenciais de uma sociedade mais igualitária. Entretanto, censura, falta de respeito e privilégio para alguns, são pessímos sinais da filosofia apenas mercantilista de algumas instituições. BOICOTE À COMPED!!!! NÃO AO DETERMINISMO CAPITALISTA EM DETRIMENTO DA REAL FUNÇÃO PEDAGÓGICA!!! DIVULGUEM ÀQUELES QUE AMAM O MAGISTÉRIO, AMAM A AMPLA DIVULGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E VISAM O AMADURECIMENTO E CRESCIMENTO CONCEITUAL DOS SEUS ALUNOS E POSTULANTES A ALUNOS!!! NÃO À COMPED!!! DIVULGUEM EM TODOS OS BLOGS POSSÍVEIS!!!!

LULA É O 3º GOVERNANTE COM MAIOR APROVAÇÃO NA AMÉRICA, DIZ PESQUISA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o terceiro presidente das Américas com a melhor avaliação dos eleitores, segundo um ranking divulgado pela Consulta Mitofsky, empresa mexicana de pesquisas de opinião pública. Lula aparece com 83% de aprovação e perde apenas para Ricardo Martinelli, do Panamá, primeiro colocado da lista, com 91% de aprovação, e para Mauricio Funes, de El Salvador, com 88%.

O ranking classifica os líderes das Américas de acordo com o nível de aprovação que recebem da população de seus países. O nível mais alto da classificação engloba presidentes com mais de 75% de aprovação. Lula é destacado pela Consulta Mitofsky por ser "um presidente que há muito tempo está no nível sobressalente, com o grande mérito de estar há mais de sete anos no poder".

Michelle Bachelet, que não conseguiu eleger seu sucessor no governo do Chile na votação realizada no último domingo, também está no nível mais alto de classificação da Consulta Mitofsky, com 81%. Com aprovação entre 55% e 75%, estão Álvaro Uribe, presidente da Colômbia (64%); Tabaré Vazquez, do Uruguai (61%); Evo Morales, da Bolívia (60%), e Felipe Calderón, do México (55%).

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, aparece na classificação média, com 50%, mesmo nível em que se encontra o presidente dos EUA, Barack Obama, com 48% de aprovação. Álvaro Colom, com 46%, também integra o grupo de líderes com aprovação entre 45% e 55%.

Oscar Arias, da Costa Rica, com 44%, e Rafael Correa, do Equador, com 42%, aparecem no nível de aprovação considerado baixo, entre 35% e 45%. No último nível de classificação, abaixo de 35%, aparecem Stephen Harper, do Canadá (32%); Alan García, do Peru (29%), e Daniel Ortega, da Nicarágua (25%).

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, tem a pior avaliação na pesquisa, com apenas 19% de aprovação de seus eleitores


BY BLOG DO LOBO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CHAVÉZ DIZ QUE DIREITA CONTINENTAL TENTARÁ IMPEDIR ELEIÇÃO DE DILMA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira que haverá uma "reorganização" da direita continental para impedir a continuidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a virtual candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"Há eleições no próximo ano no Brasil. Vão fazer todo o possível, a direita, não somente a brasileira, a continental, o império norte-americano, para impedir que haja continuidade no governo progressista e de esquerda do nosso irmão, presidente Lula", afirmou Chávez durante a inauguração de um sistema de teleféricos construído em uma favela de Caracas pela empreiteira brasileira Odebrecht.

Chávez, que nos últimos meses vem demonstrando sua preferência pela vitória do candidato governista ao Planalto, voltou a afirmar que "a companheira Dilma Rousseff será a próxima presidente" do Brasil, ao qualificá-la como "líder da esquerda brasileira". "O povo brasileiro não se deixará manipular para frear as mudanças que o Lula impulsou", acrescentou.

Chile

Em referência ao resultado das eleições no Chile, da qual saiu vitorioso o candidato conservador Sebastián Piñera, Chávez disse que no continente "continuam tentando a restauração do projeto neoliberal, que é o que está por trás desses governos de direita", disse. O presidente venezuelano também rebateu as críticas de Piñera, que nesta semana disse ter "profundas diferenças" com a forma como "se concebe e se pratica a democracia e o modelo de desenvolvimento econômico" na Venezuela.

Chávez disse que era "esperado" que o empresário, "um dos mais ricos do Chile e um dos mais ricos do continente" se opusesse a seu projeto de revolução socialista. "Eu espero que o senhor Piñera não pretenda converter o Chile em outra plataforma de ataque contra a Venezuela", afirmou. "Faço um chamado a que não se meta conosco, que se dedique a governar o Chile e faça o que tem que fazer."

Plebiscito

Na esteira das críticas ao mandatário eleito do Chile, Chávez desafiou seus opositores a convocarem um referendo revocatório para retirá-lo da Presidência. A Constituição venezuelana prevê a realização de um referendo que pode encurtar o mandato do presidente na metade do seu período, caso uma maioria assim decida em um plebiscito. Há 11 anos no poder, Chávez vem recebendo duros ataques de seus opositores devido à crise de abastecimento elétrico, que levou o governo a decretar racionamento de energia em todo o país. O Executivo argumenta que a represa que fornece água à hidrelétrica do Guri, responsável por 70% da energia de todo o país, foi afetada pela seca provocada pelo fenômeno climático El Niño, levando à crise de fornecimento. A oposição, por sua vez, responsabiliza o governo, ao argumentar que não foram feitos investimentos em fontes alternativas de energia para evitar os apagões.


BY BBC BRASIL

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL TRANSCORREU SEM PROBLEMAS, SEGUNDO PRESIDENTE DA CEPERJ (veja o gabarito oficial)

Segurança, organização e transparência foram as marcas do concurso para o magistério estadual, realizado neste domingo (17/01), quando a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) aplicou as provas objetivas para 38.834 professores, na capital e em mais 27 municípios do interior. Os candidatos, que disputam 5.481 vagas de docente I da Educação Básica e da Educação Profissional, oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação, poderão conferir os gabaritos nesta terça-feira (19/01), pelo site www.ceperj.rj.gov.br. O concurso também constou de prova de títulos, de caráter classificatório.

O presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, acompanhou o concurso, monitorando todas as ações, desde o início da aplicação das provas, que começaram às 9h, até a entrega dos malotes, que retornaram à sede da instituição.

- É mais um passo para o fortalecimento da Educação no Estado do Rio de Janeiro, significando o ingresso de novos professores na rede pública para não haver mais aluno sem mestre em salas de aula, quando começar o ano letivo – afirma Barreto.

Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, começaram no horário estabelecido, terminaram às 13h e foram aplicados por 4.518 profissionais qualificados, entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais, nas 28 cidades, em 34 regiões. O diretor de Concursos e Processos Seletivos, Marcus São Thiago, afirma que durante as quatro horas de prova não foram registrados incidentes e os pequenos problemas pontuais surgidos foram resolvidos com bom senso. Ele transfere o sucesso alcançado na aplicação dos exames ao valor, dedicação e organização de sua equipe, que sempre estará apta a oferecer melhores condições aos candidatos.

Para este concurso promovido pela Secretaria de Estado de Educação, a Ceperj convocou 45.320 candidatos, tendo comparecido 38.834, o que significa abstenção de 16,7%. O diretor Marcus São Thiago considera que este índice é relativamente baixo comparado ao dos últimos concursos realizados em todo o país, com média entre 20% e 30% de faltas. O município com menor índice foi Magé, com 8,4% – dos 931 convocados, 854 compareceram. A cidade com maior abstenção foi Angra dos Reis, onde dos 1.840 convocados, 527 faltaram.

- Superamos os problemas das chuvas que atingiram Angra dos Reis nas últimas semanas, levando as provas na véspera e adotando esquema de logística, transporte e segurança. Chegaram à cidade com antecedência e foram aplicadas nos locais previamente definidos e no horário marcado – garante São Thiago.

Os exames escritos foram aplicados em 88 locais. Foram 25 provas diferentes, de acordo com as disciplinas e nível de ensino de ensino escolhidos pelos candidatos.

- Isso implica numa logística que envolveu desde a elaboração da prova, pelo nosso Departamento Acadêmico, impressão das mesmas, pelo Departamento Gráfico, e aplicação, pelo Departamento Operacional. A segurança de todo o processo foi elaborada conjuntamente com a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, com apoio direto da Polícia Militar – explica o diretor.

As provas objetivas foram compostas por três blocos: Português, comum a todos os candidatos, com 15 questões, sendo considerado eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de cinco acertos; Conhecimentos Pedagógicos, também comum a todos, com ênfase em conhecimentos referentes à Metodologia, Legislação Educacional e Políticas Públicas, com 15 questões e mínimo de cinco acertos; e Conhecimentos Específicos para cada disciplina escolhida pelos candidatos, com 30 questões e mínimo de 15 acertos.

Todas as questões, nos três blocos, foram de múltipla escolha, com cinco alternativas, valendo um ponto cada uma, no total de 60 pontos, todas elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo III do edital. Serão eliminados do concurso os candidatos que não alcançarem 50% do total de acertos, respeitando o valor mínimo para cada bloco.

- Estamos satisfeitos de mais uma vez ter servido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro na renovação dos quadros docentes do magistério estadual, através de um processo seletivo cujas marcas maiores foram segurança, organização e transparência – afirma o diretor da Ceperj.

Segue abaixo para consulta, o gabarito oficial do concurso da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro:





BY CEPERJ

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

GLOBO CENSUROU DIRETAS JÁ, DIZ BONI

Segundo o ex-vice-presidente da emissora, ordem foi de Roberto Marinho



Globo censurou Diretas-Já, diz Boni

O ex-vice-presidente das Organizações Globo e um dos responsáveis pelo "padrão Globo de qualidade", José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, disse em entrevista ao jornalista Roberto Dávila que Roberto Marinho, fundador da emissora, determinou a censura ao primeiro grande comício da campanha pelas Diretas-Já em janeiro de 1984, em São Paulo.

Segundo Boni, àquela altura "o doutor Roberto não queria que se falasse em Diretas-Já" e decidiu que o evento da praça da Sé fosse transmitido "sem nenhuma participação de nenhum dos discursantes" -"quer dizer, a palavra, o que se dizia, o conteúdo estava censurado". O programa "Conexão Roberto Dávila" foi transmitido na última quarta-feira à noite pela TV Cultura.

Boni falava a respeito da pressão dos diversos governos militares sobre o jornalismo da emissora, quando, questionado especificamente sobre a campanha das Diretas, disse que nela ocorreu "uma censura dupla". "Primeiro, uma censura da censura; depois, uma censura do doutor Roberto", declarou Boni.

O que motivou a decisão, segundo ele, foi o temor de que os militares cassassem a concessão da TV Globo caso os comícios fossem noticiados. "No momento das Diretas-Já, [os militares] ameaçaram claramente a Globo de perder a concessão", ele disse.

A versão é diferente da que aparece no livro "Jornal Nacional - A Notícia Faz História", publicado pela Jorge Zahar em 2004, e que representa a versão da própria Globo para a história de seu jornalismo. O texto ali publicado não faz nenhuma referência a uma intervenção direta de censura por parte de Roberto Marinho.

Segundo o texto, "a matéria [transmitida no dia do comício em São Paulo] provocou polêmicas". "Com o passar dos anos, fatos misturaram-se a mitos até que uma versão falsa ganhasse as páginas de muitos livros sobre o assunto: a Globo teria omitido que o comício era uma manifestação pelas Diretas."

A versão oficial, no entanto, afirma que a TV Globo vinha sendo "pressionada pelos militares a simplesmente não cobrir os eventos" e cita o próprio Boni, que declara não ter sido possível "fazer a cobertura de maneira adequada".

Tanto o livro quanto Boni disse na entrevista transmitida nesta semana afirmam que a cobertura mudou depois daquele comício de São Paulo.

O texto oficial diz que, quando "crescem os comícios, a cobertura se fortalece". Segundo Boni, a Globo entrou atrasada na "campanha pelas Diretas", mas a censura inicial de Roberto Marinho foi contornada.

A Folha não conseguiu falar ontem com Boni. A assessoria da TV Globo, procurada pela reportagem, disse que a versão contida no livro corresponde à opinião da emissora sobre o fato.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

RESPOSTA AO BLOGUEIRO STANLEY (do blog "vi o mundo" de Luiz Carlos Azenha)

CAROS AMIGOS: Segue abaixo reprodução da minha resposta ao blogueiro STANLEY BURBURINHO, numa tentativa justa de desmistificar a política ideológica e cultural da REDE GLOBO mas, ao mesmo tempo, aproveita desse fundamento para criticar explicitamente o GABEIRA e, indiretamente, enaltecer EDUARDO PAES.


RICARDO GUIMARAES (13/01/2010 - 09:33)


Concordo plenamente com as informações postadas. Entretanto, teve um postador que colocou que a Globo apoiou explicitamente o GABEIRA. Pergunto, o Eduardo Paes é exemplo de dignatário da causa dos "suburbanos injustiçados"? O mesmo que outrora fez uma política amplamente fascista e supraelitizada teria autoridade moral e histórica para ser o "anti-globo" e defender os representantes do povo marginalizado seguindo o termo antropológico? Gostaria que só me respondessem sobre isso. Estão produzindo uma dicotomia FHC versus LULA, CESAR versus CABRAL, GABEIRA versus EDUARDO. Quanto à primeira eu até concordo, agora, o Cabral faz um governo menos elitizado e mais popular a servir de contraponto ao elitismo do CESAR MAIA? E o EDUARDO representa melhor os anseios da população marginalizada socialmente do que o GABEIRA? Ainda bem que esse primeiro ano decrépito e vazio do governo declaradamente fascista do PAES, corrobora tudo isso que estou escrevendo. Quanto à menção ao BRIZOLA contra o maniqueísmo ideológico e cultural evidente das ORGANIZAÇÕES GLOBO, assino embaixo!!!


Resposta postada no blog "vi o mundo" de Luiz Carlos Azenha.


BY BLOG VI O MUNDO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

WAGNER MONTES VEM AÍ !!! ESCRAAAAAACHAAAA RIO !!

A candidatura para o governo do estado do deputado estadual Wagner Montes (PDT), nunca esteve tão próxima da realidade. Espera-se para os próximos dias o anúncio oficial da candidatura WAGNER MONTES como a verdadeira opção contra o atual governador Sérgio Cabral.

O que o jornal O Globo divulgou hoje, o LOBO já tinha divulgado desde ano passado. Vamos agir !!!

Leia a matéria que saiu no Globo On Line hoje.


Quer que TV libere

PDT recorre a bispo para ter Wagner Montes como candidato ao governo do Rio. Publicada em 12/01/2010 às 00h16m

RIO - Com o argumento de que o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ficará sem palanque no Rio de Janeiro para a campanha à reeleição, a direção nacional do PDT faz pressão pela candidatura do deputado estadual Wagner Montes ao governo do estado. Nesta segunda-feira, pela primeira vez, o apresentador da TV Record assumiu sua intenção de concorrer às eleições de outubro. As forças do PDT agora estão concentradas em convencer o superintendente-geral da emissora, bispo Honorilton Gonçalves, a liberar o parlamentar.

- A chapa de Cabral para o Senado está completa: tem o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani, e um candidato do PT. O Crivella não tem uma dobradinha no Rio. O PDT poderia lançar ao Senado um nome do partido e um de outra sigla, no caso, Crivella - explica o presidente estadual do PDT em exercício, José Bonifácio.

Segundo Bonifácio, a discussão gira em torno do contrato do deputado com a Record, onde ele tem um programa de três horas. O PDT se reúne na quarta-feira para decidir o rumo do partido. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, presidente licenciado, estará presente.

- Tem a questão de multas do contrato que eles estão negociando - disse Bonifácio.

Não quero é dever favor a empresário, diz pedetista. Wagner Montes negou pressão ao bispo e ressaltou:

- Uma campanha ao governo custa de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões. Se o partido bancar, sou candidato. Não quero é dever favor a empresário. A eleição está polarizada (Cabral e Garotinho). Esse é o momento. O PDT tem a oportunidade de ter candidato próprio - disse ele, referindo-se à coligação PSDB/DEM/PPS/PV, que está sem um nome de oposição ao atual governo para a disputa fluminense.

BY BLOG DO LOBO

CANDIDATO NÃO É CHEFE DA OPOSIÇÃO, DIZ SERRA

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), só oficializará a candidatura presidencial em março, mas já adianta que o foco da campanha tucana não será o atual governo. "Candidato a presidente não é chefe da oposição", afirmou, delegando ao PSDB a tarefa de criticar o governo Lula e se guardando para o que considera o confronto real, com a candidata Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, mais adiante. A síntese é a de que o exercício da oposição é tarefa partidária. A sua é a de governar o Estado.

A mensagem alcança o Planalto porque o governador avalia que o presidente Lula antecipou o calendário eleitoral também para atraí-lo antes do tempo. Se caísse na cilada palaciana, facilitaria a estratégia de Lula de estabelecer uma campanha polarizada entre seu governo e o anterior, do PSDB. Nesse contexto, sem explicitar, Serra compartilha a tese do governador de Minas, Aécio Neves, que cunhou a expressão "pós-Lula", como referência tática para a campanha do partido. "Vou apontar as coisas para o futuro", afirmou.

Lula declarou reiteradas vezes que a campanha de 2010 será uma comparação entre seu governo e o de Fernando Henrique Cardoso. O governador paulista não vai por aí. "Não vou ficar tomando conta do governo Lula", disse ele, depois de participar, no Itamaraty, de evento em que foram anunciados investimentos federais nos Estados que sediarão jogos da Copa de 2014.

As bancadas tucanas na Câmara e no Senado terão de se organizar para fazer uma oposição mais articulada e eficaz. Caberá aos deputados e senadores do PSDB, e não ao candidato presidencial do partido, acompanhar com lupa cada ato do governo Lula e liderar a oposição.

AGORA É OFICIAL: VAGNER LOVE É DO FLAMENGO!!!

O "artilheiro do amor" oficialmente agora é jogador do Flamengo. Depois de uma longa e desgastante negociação que durou praticamente um mês, aonde o Palmeiras tentou de diversas maneiras inviabilizar o negócio, visto que se sentia lesado na negociação e posteriormente, vendo o CSKA, clube detentor do passe do atleta, fazer diversas ponderações para liberá-lo, eis que a novela tem um final feliz.

Vale salientar que o fato do Flamengo ser o atual campeão brasileiro e estar disputando como um dos favoritos a Libertadores facilitou o processo, visto que a tendência do jogador de se valorizar com essa competição e a consequente visibilidade internacional influenciaram os investidores e dirigentes do CSKA.

Rubro-negros preparam recepção com trancinhas rubro-negras

Mesmo com o período de transição por que passa o Flamengo, após a eleição da presidente Patrícia Amorim, a recepção para Vagner Love, nesta sexta-feira à tarde, na Gávea, promete ser das mais animadas. Isso porque um grupo de torcedores se reuniu para viabilizar a compra de perucas com tranças nas cores vermelho e preto. Os rubro-negros prometem uma recepção em clima carnavalesco, mas com organização para o jogador.

Se por um lado os torcedores preparam a festa, por sua vez o departamento de marketing do Flamengo parece deixar a desejar. Procurado pela reportagem do LANCENET! , o diretor-executivo de marketing do Rubro-Negro, Harrison Baptista, não soube informar sobre os projetos do clube para a apresentação do jogador, nem como o Flamengo pretende lucrar com a passagem dele pela Gávea. O certo é que uma camisa em homenagem ao artilheiro começará a ser vendida nesta sexta-feira por meio do site oficial.



BY RICOFLA




HAITI: DEMORA NA DISTRIBUIÇÃO DE AJUDA PÓS-TREMOR FRUSTRA HAITIANOS

Os esforços de resgate e ajuda humanitária no Haiti estão sofrendo com dificuldades logísticas e com os danos à infraestrutura local, quase três dias após o forte terremoto que provocou devastação no país.

Segundo os correspondentes da BBC em Porto Príncipe, muitos feridos estão morrendo por conta de problemas facilmente tratáveis, como fraturas, e a paciência demonstrada pelos haitianos logo após o terremoto está dando lugar à angústia e à raiva pela demora na chegada de ajuda. A ajuda humanitária vem chegando de várias partes do mundo, mas há poucos sinais de distribuição além da área do aeroporto. Muitos haitianos passaram a terceira noite seguida ao ar livre, na madrugada desta sexta-feira, sem abrigo ou em campos improvisados na capital devastada, Porto Príncipe.

A Cruz Vermelha Internacional estima que entre 45 mil e 50 mil pessoas morreram em consequência do terremoto da terça-feira. Segundo a organização, até 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor. Na noite de quinta-feira, o presidente do Haiti, René Préval, disse que 7 mil corpos já foram enterrados em valas comuns.

Corrida contra o tempo

Organizações internacionais de ajuda humanitária dizem que a situação agora no Haiti é de uma corrida contra o tempo para atender aos feridos e localizar possíveis sobreviventes presos debaixo dos escombros. O coordenador de ajuda de emergência das Nações Unidas no Haiti, John Holmes, afirmou que a infraestrutura que resistiu ao tremor está sobrecarregada e dificulta os trabalhos de resgate. Segundo o porta-voz da força de paz da ONU no país, David Wimhurst, está crescendo a impaciência entre os haitianos pela demora na chegada de ajuda. "Eles querem que nós os ajudemos, o que é, claro, o que queremos fazer", afirmou. Segundo ele, os haitianos veem veículos da ONU patrulhando as ruas para manter a calma, e não provendo ajuda, e "estão pouco a pouco ficando mais bravos e impacientes".

Ruas bloqueadas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu um grande pacote de ajuda, mas advertiu que isso pode levar tempo para chegar à população em geral do país. Na quinta-feira, a França anunciou a organização de uma conferência internacional para a reconstrução do Haiti, com a ajuda dos Estados Unidos, do Brasil e do Canadá. Mas nas ruas de Porto Príncipe, há ainda poucos sinais de qualquer esforço coordenado de ajuda.

Aviões faziam fila para pousar no aeroporto da capital, enquanto o principal porto haitiano ficou muito danificado para ser usado. Muitas ruas estão bloqueadas por escombros. Corpos se acumulam nas ruas e escavadeiras são usadas para retirar os mortos, em meio a relatos de uma crescente frustração da população pela falta de assistência.

"Ouvimos no rádio que equipes de resgate estão chegando do exterior, mas nada está chegando até nós", reclama Jean-Baptiste Lafontin Wilfried, morador de Porto Príncipe. "Temos apenas nós mesmos para cuidar dos sobreviventes", disse.

Equipes de resgate

Em um pronunciamento em Washington na quinta-feira, Obama disse que equipes de resgate americanas já estavam trabalhado no Haiti e que outras estavam a caminho. Ele prometeu ao Haiti "cada elemento de nossa capacidade nacional, de nossa diplomacia, de nossa assistência ao desenvolvimento, o poder de nossas forças militares e, mais importante, a compaixão de nosso país". "Às pessoas do Haiti, dizemos claramente e com convicção, vocês não serão abandonados, não serão esquecidos", afirmou. Obama também prometeu o envio imediato de US$ 100 milhões em ajuda humanitária para o Haiti e disse que o montante cresceria ao longo do ano para ajudar nos esforços de reconstrução do país.

O Banco Mundial também anunciou o envio de US$ 100 milhões em ajuda emergencial, enquanto que o Programa Mundial de Alimentos da ONU está organizando o envio de 15 mil toneladas de alimento.



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VAGNER LOVE POR UM DOCUMENTO PARA FECHAR COM FLAMENGO!!!

Atacante deve ser anunciado já nesta quinta-feira

Vagner Love está a um documento de ser anunciado como novo reforço do Flamengo. A resposta do CSKA que permite o reempréstimo sem ônus ao clube rubro-negro é esperada para esta madrugada ou manhã, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, o Flamengo entrou em contato com o clube russo e passou a discutir as bases do acordo de empréstimo. Inicialmente, o clube rubro-negro pediu que Love permanecesse no Brasil até o fim da Libertadores, em agosto. Mas o CSKA negou, argumentando que a data não lhe era favorável, já que a temporada europeia poderá já ter começado. Diante isso e do fato que o atacante deve ser emprestado sem ônus, o Rubro-Negro concordou com os termos e não colocará nenhuma barreira no acordo desenhado com os russos. Depois dos termos do negócio já bem alinhavados, o CSKA pediu ao Flamengo que fosse enviado um documento oficial de requerimento de empréstimo de Vagner Love, o que foi feito. O clube russo, então, prometeu a resposta para esta quinta-feira e só uma grande reviravolta na negociação fará com que o desfecho não seja positivo para o Flamengo.

Um dos grandes aliados do clube da Gávea na negociação foi o próprio Vagner Love. Também nesta quarta, o CSKA recebeu uma vantajosa proposta do Hamburgo, da Alemanha, pelo atacante. A oferta foi repassada a Love, mas o atacante a descartou, ainda que a proposta salarial fosse excelente. O motivo alegado foi o seu desejo de permanecer no Brasil e defender o Flamengo até julho, como anteriormente fora acordado com o CSKA. Diante da recusa de Love, os russos entenderam claramente a preferência do jogador.

Por enquanto, Vagner Love treina em Atibaia, com o Palmeiras, aguardando a resolução de seu caso. O atacante ficou fora do jogo-treino do Verdão, nesta quarta, e a diretoria do clube paulista indicou que ele não deve ser relacionado para a partida de estreia do Palmeiras no Campeonato Paulista, sábado, enquanto não decidir o seu futuro. Love acertou sua saída do Palmeiras ao abrir mao de 50% da dívida de R$ 1,5 milhão que o clube tem com ele.

- Esperamos uma resposta do CSKA ainda para o fim desta semana, mas ele ainda é jogador do Palmeiras e jogará pelo clube se for requisitado - disse Diogo Souza, advogado do atacante.

A reportagem tentou entrar em contato com o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, mas ele não atendeu às ligações.

BY MSN ESPORTES

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

QUIMIOTERAPIA DE HEBE CAMARGO COMEÇA NESTA 4ª FEIRA

SÃO PAULO - Durante cinco meses Hebe Camargo terá que conviver com os incômodos da quimioterapia. Segundo a equipe médica que está cuidando da apresentadora do SBT, ela começa a fazer o tratamento na próxima quarta-feira (13).

Um boletim médico divulgado na noite de segunda-feira (11) confirmou que Hebe está com um tumor primário no peritônio, que é a membrana que reveste a cavidade abdominal. A artista foi submetida a uma cirurgia para a retirada de nódulos na região abdominal no sábado (9), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Os médicos estão otimistas com a recuperação de Hebe, já que ela possui uma saúde exemplar, mesmo aos 80 anos. "A gente espera que ela esteja bem e inclusive possa gravar o programa, levando uma vida normal. É uma doença relativamente rara e muito tratável, responde bem ao tratamento", disse o oncologista Sérgio Simon, que cuida do caso.

O processo de quimioterapia será feito durante cinco meses, de 21 em 21 dias. A recuperação é imediata. E Hebe pode voltar para casa no próximo final de semana. A equipe médica responsável, além de Simon, conta com os médicos Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, Benedito Rossi, Gustavo Cardoso Guimarães e Wanderley Cerqueira. Hebe continua na unidade de terapia semi-intensiva do hospital.

"NÃO VOU CONTINUAR 'CINQUENTINHA", DIZ AGUINALDO SILVA

Aguinaldo Silva está decidido. O autor escreveu em seu blog que não fará mais a minissérie "Cinquentinha", que foi ao ar em dezembro de 2009, pela Rede Globo.

Aguinaldo contou que refletiu muito para tomar a decisão. "Ontem à tarde, numa reunião com Manoel Martins e Ary Nogueira no Projac, durante a qual também se falou de outros assuntos (sobre os quais não posso dar detalhes), eu disse aos dois que não vou fazer a segunda temporada de 'Cinquentinha' como a Rede Globo queria, e já para abril", escreveu na página virtual.

O autor afirmou que depois de muita insistência dos diretores, eles lhe apresentaram a possibilidade de escrever outro seriado, este para o segundo semestre deste ano: "Mas sobre essa proposta também fiquei de pensar".

MAIS: Novela de Aguinaldo Silva não é liberada pela Globo

Aguinaldo Silva disse que está pensando tanto nas propostas, por conta da sua nova novela – que estreia em junho de 2011. "Eu quero me dedicar a partir de agora exclusivamente a ela, seja qual for: ‘Marido de Aluguel’, cujo destino ainda não foi decidido, ou uma nova história que, dentre as várias idéias mantidas a sete chaves nos meus arquivos, ainda teria que escolher".

"Outra razão muito forte para que eu desistisse de uma nova temporada de 'Cinquentinha' foi o fato de que o seriado fez muito mais sucesso do que a minha conhecida modéstia esperava", declarou Aguinaldo, acrescentando que em duas semanas a minissérie fez sucesso em todo o país, inovou o gênero e lhe apontou novos caminhos.

Polêmico- principalmente com citações em seu blog – Aguinaldo finalizou dizendo que depois da minissérie, "os seriados brasileiros nunca mais serão os mesmos".


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PONTO G NÃO EXISTE, DIZEM CIENTISTAS BRITÂNICOS

Um estudo do King's College, de Londres, concluiu que o chamado ponto G - uma suposta zona erógena que, quando estimulada, provocaria elevados níveis de excitação sexual e orgasmos - pode não existir.

Depois de analisar 1.804 mulheres, o estudo não encontrou provas da existência do ponto G, supostamente um aglomerado de terminações nervosas localizado próximo ao clitóris, descrito pela primeira vez pelo cientista alemão Ernst Gräfenberg em 1950.

Os cientistas acreditam que o ponto G pode ser fruto da imaginação de mulheres, estimulada por revistas e terapias sexuais.A pesquisa foi feita com base nas repostas dadas por mulheres, de idades de 23 a 83 anos, a um questionário. Todas elas eram gêmeas idênticas ou não idênticas - as gêmeas idênticas têm, exatamente, a mesma configuração genética, enquanto as não idênticas têm 50% dos genes em comum.

Das 56% mulheres entrevistadas que declararam ter o ponto G, a maioria era mais jovem e sexualmente mais ativa do que a média. As gêmeas idênticas demonstraram maior tendência a ter uma resposta afirmativa do que as não-idênticas. Mas os pesquisadores esperavam que, no caso de uma das mulheres relatar ter o ponto G, a probabilidade de sua irmã ter a mesma resposta seria mais alta, mas a tendência não foi observada, sugerindo que o Ponto G pode ser apenas um mito.

"Esse é de longe o maior estudo já realizado sobre o assunto e mostra, de forma conclusiva, que a ideia do ponto G é subjetiva", afirma Tim Spector, professor de epidemiologia genética e co-autor do estudo. Andrea Burri, que liderou a pesquisa, disse que o resultado pode ajudar mulheres e homens que sofrem por se sentir inadequados por não encontrar a procurada zona erógena.

"Chega a ser irresponsável afirmar a existência de uma entidade que nunca foi comprovada e pressionar mulheres - e homens também", disse ela.

Mas o estudo foi considerado "falho" por outra autoridade no assunto, a sexóloga Beverley Whipple, que ajudou a popularizar o conceito do ponto G nos anos 70 graças a varios livros e a uma pesquisa tida como pioneira. Para Whipple, o "o maior problema com essas conclusões é que gêmeas, normalmente, não têm o mesmo parceiro sexual" estudo britânico não levou em consideração a opinião lésbicas e bissexuais ao analisar os efeitos de diferentes técnicas sexuais.

Os resultados do estudo devem ser publicados nesta semana na revista especializada The Journal of Sexual Medicine.



POR BBC BRASIL

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

APÓS HEXACAMPEONATO, FLAMENGO AMPLIA A SUA VANTAGEM COMO MAIOR TORCIDA DO BRASIL E SE CONSOLIDA COMO QUARTA MAIOR DO MUNDO!!!

Saiu fresquinha a última pesquisa IBOPE com relação às torcidas dos principais clubes brasileiros. Também, através de agências internacionais, saiu uma relação com as cinquenta maiores torcidas de clubes no mundo.

No Brasil, o Flamengo continua consolidando o seu primeiro lugar. Tem 19% das preferências dos brasileiros. Em segundo lugar, aparece o Corinthians também destacado com 12%. Em seguida aparecem São Paulo, Vasco, Palmeiras e outros, conforme a lista abaixo:

Flamengo - 19%
Corinthians - 12%
São Paulo - 8%
Vasco - 6%
Palmeiras - 5,5%
Cruzeiro - 3%
Grêmio - 2,5%
Santos - 2,5%
Botafogo - 2%
Internacional - 2%
Fluminense - 1,5%
Atlético (MG) - 1,5%
Bahia - 1%
Sport Recife - 1%
Atlético (PR) - 1%
Coritiba - 0,8%
Vitória - 0,7%
Goiás - 0,6%
Santa Cruz - 0,5%
Remo - 0,4%
Náutico - 0,4%
Vila Nova (GO) - 0,4%
Paysandu - 0,3%
Paraná - 0,3%
América (RJ) - 0,2%
Portuguesa - 0,2%
Ceará - 0,2%
Tuna Luso - 0,2%
Guarani - 0,2%
Juventude - 0,2%
Outros - 12%
Não tem time ou não gosta de futebol - 14%

Observa-se que, na lista das trinta maiores torcidas acima, vemos que se fossemos contabilizar apenas os torcedores ativos, ou seja, àqueles que realmente gostam de futebol e torcem para algum clube, o Flamengo chegaria à aproximadamente 25%. Pelo IBGE, temos no Brasil aproximadamente 190 milhões de habitantes, o que leva o Flamengo a aproximadamente 36 milhões de torcedores. O timão paulista teria por volta de 23 milhões de torcedores, entretanto, a vantagem a se vangloriar do Fla é que o mesmo é oriundo do terceiro estado da federação em número de habitantes com 16 milhões de cidadãos, o Rio de Janeiro. O Corinthians teria a vantagem de ser representante de um estado que tem mais de 40 milhões de habitantes, São Paulo. Verifica-se que o fato de ser oriundo de uma unidade federativa mais populosa dá uma considerável vantagem para o alvinegro paulista e só reforça a tese de que o Flamengo conseguiu no processo dos últimos quarenta anos arregimentar torcedores de todas as regiões do país.

A pesquisa observou que o São Paulo foi o clube que teve o maior crescimento na sua torcida. Era o quinto clube do país em torcida há 20 anos e hoje já é o terceiro. Se continuar nesse ritmo toma o segundo lugar do Corinthians nos próximos vinte anos, embora em terras paulistas o Corinthians ainda irá manter o primeiro lugar; a diferença é que o São Paulo se consolidará como a segunda maior torcida interestadual do Brasil ficando atrás apenas do Flamengo e tirando esse "título simbólico" do Vasco, que no momento ainda é o segundo mais popular fora do seu estado pelo Brasil.

Outro ponto que cabe salientar é que o Flamengo continua soberano e aumentando ainda mais a sua torcida no Nordeste e também na Região Norte. Ampliou ainda, o seu espaço no Centro-Oeste e ainda é líder em alguns estados fora deste eixo como Santa Catarina e Espírito Santo. No Distrito Federal o Flamengo ainda é soberano mas é um pouco ameaçado pelo São Paulo.

Além de São Paulo e Flamengo, nessa ordem, os outros clubes que também cresceram considerávelmente no aspecto percentual nos últimos vinte anos em torcida no Brasil foram o Cruzeiro, o Grêmio, o Corinthians e, mais timidamente, Palmeiras e Botafogo. Santos, Internacional e Fluminense mantiveram-se percentualmente estáveis com perdas ou ganhos menores que 0,1%, e o Atlético Mineiro e o Bahia foram os únicos "gigantes" que decresceram a sua torcida, muito pela ausência de títulos significativos nos últimos anos.

Abaixo, para matar a curiosidade, outros números com relação aos estados da Federação:

SÃO PAULO

Corinthians - 34,5%
Palmeiras - 21%
São Paulo - 19,5%
Santos - 13%
Flamengo - 4,5%

RIO DE JANEIRO

Flamengo - 44%
Vasco - 21,5%
Fluminense - 14%
Botafogo - 13%
América (RJ) - 3,5%

MINAS GERAIS

Cruzeiro - 29%
Atlético (MG) - 19,5%
Flamengo - 16%
Corinthians - 8,5%
Vasco - 5%

RIO GRANDE DO SUL

Grêmio - 31%
Internacional - 27,5%
Flamengo - 8%
Corinthians - 6,5%
São Paulo - 5%

PARANÁ

Atlético (PR) - 19,5%
Coritiba - 18%
Corinthians - 11,5%
São Paulo - 11%
Flamengo - 7,5%

SANTA CATARINA

Flamengo - 41%
Corinthians - 18%
Vasco - 11%
Fluminense - 7,5%
Figueirense - 5,5%

BAHIA

Flamengo - 17%
Bahia - 15%
Vasco - 10,5%
Vitória - 10%
São Paulo - 8,5%

PERNAMBUCO

Sport Recife - 21%
Flamengo - 18%
Corinthians - 13%
Santa Cruz - 12%
Náutico - 10,5%

NORDESTE (exceto Bahia e Pernambuco)

Flamengo - 25%
Vasco - 14%
Botafogo - 11,5%
Corinthians - 7,5%
São Paulo - 7%

DISTRITO FEDERAL

Flamengo - 42%
Vasco - 15%
São Paulo - 11%
Corinthians - 9%
Cruzeiro - 4,5%

CENTRO-OESTE (exceto Distrito Federal)

Corinthians - 22%
São Paulo - 18%
Flamengo - 16%
Vasco - 9%
Palmeiras - 7%

NORTE

Flamengo - 32,5%
Vasco - 17%
Corinthians - 12,5%
Fluminense - 7%
São Paulo - 6,5%


Podemos observar que Flamengo, São Paulo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Botafogo, Palmeiras e Fluminense são "clubes penetras", no bom sentido do jargão futebolístico, pois invadem o espaço dos outros clubes das regiões mencionadas. Cabe ressaltar que a raposa é a única de fora do eixo Rio-São Paulo que aparece como penetra, muito pelos bons resultados obtidos nos últimos anos. Não foi à toa que o Cruzeiro, ao lado de São Paulo e Flamengo, foi um dos três clubes que mais cresceu percentualmente no Brasil nos últimos anos. Fenômeno mais valorizado ainda, porque ao contrário do Rio de Janeiro e São Paulo, Minas Gerais não tem o espaço midiático que os citados anteriormente possuem. Como a mídia, na essência é dominante no eixo Rio-São Paulo, podemos corroborar que o feito do Cruzeiro, com menos espaço na mídia, é fantástico e envolvente.

Quanto à torcida dos clubes no mundo, Milan e Real Madrid, dois dos clubes mais vitoriosos mundialmente nos últimos anos, confirmaram a sua supremacia como potenciais exportadores de mídia e visibilidade. Ambos estão na ponta da pesquisa. Manchester United, Barcelona e Bayern Munich também se destacaram nas primeiras posições. Do Brasil, vale destacar quatro clubes: Flamengo, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro. Os quatro brasileiros mencionados são os únicos que estão na lista dos cinquenta maiores em torcida no mundo. Entretanto, apenas Flamengo e São Paulo podem realmente ser apontados como fenômenos de mídia e visibilidade internacional. Quanto à América Latina, ainda podemos destacar Boca Juniors, Peñarol e América do México, como "fenômenos" no mundo. Observem abaixo:

MAIORES TORCIDAS DO MUNDO (em milhões no mundo, estimativa)

Milan (ITA) - 56,4 milhões
Real Madrid (ESP) - 54 milhões
Manchester United (ING) - 49,8 milhões
Flamengo (BRA) - 47 milhões
Wuhan Huanghelou (CHN) - 44,5 milhões
Barcelona (ESP) - 41 milhões
Mohammedan Sporting (IND) - 40 milhões
Bayern Munich (ALE) - 39,5 milhões
Juventus (ITA) - 37 milhões
Olympique (FRA) - 34,4 milhões
Lokomotiv (RUS) - 32 milhões
América (MEX) - 31,2 milhões
Arsenal (ING) - 27 milhões
São Paulo (BRA) - 26,3 milhões
Roma (ITA) - 25,6 milhões
Kashima Antlers (JAP) - 25,5 milhões
Grêmio (BRA) - 25,1 milhões
Liverpool (ING) - 25 milhões
Boca Juniors (ARG) - 24,9 milhões
Verdy Kawasaki (JAP) - 24,8 milhões
Internazionale (ITA) - 24,8 milhões
Peñarol (URU) - 24,6 milhões
Dínamo (RUS) - 24,5 milhões
Chivas (MEX) - 24,5 milhões
Ajax (HOL) - 24,5 milhões
Lyon (FRA) - 24,4 milhões
Werder Bremen (ALE) - 24,3 milhões
Pequim AC (CHN) - 24,3 milhões
Porto (POR) - 24,2 milhões
Cruzeiro (BRA) - 24,2 milhões
Cerezo Osaka (JAP) - 24,2 milhões
Steaua Bucareste (ROM) - 24,2 milhões
Hertha Berlin (ALE) - 24 milhões
Atlético Nacional (COL) - 23,8 milhões
DC United (EUA) - 23,7 milhões
Spartak Moscou (RUS) - 23,7 milhões
Al-Ahli (EGI) - 23,7 milhões
Dumbai SC (IND) - 23,7 milhões
PSV Eindhoven (HOL) - 23,6 milhões
Raja Casablanca (MAR) - 23,6 milhões
Fenenbarçe (TUR) - 23,6 milhões
Olympiakos (GRE) - 23,6 milhões
Bangkok (TAI) - 23,6 milhões
Paris Saint-Germain (FRA) - 23,6 milhões
Estrela Vermelha (SER) - 23,5 milhões
Benfica (POR) - 23,5 milhões
Valência (ESP) - 23,5 milhões
Napoli (ITA) - 23,5 milhões
Shangai (CHN) - 23,5 milhões
Cruz Azul (MEX) - 23,4 milhões

Outros brasileiros:

52º Corinthians - 23,4 milhões
67º Vasco - 18 milhões
90º Internacional - 13,3 milhões
98º Santos - 12,1 milhões

OBS: Nos empates, foram atribuídos os desempates na classificação relacionados à diferenças insignificantes acerca de "mil torcedores".

Quanto às discordâncias, elas são sempre salutares, desde que se respeite o colega que está comentando e que traga benefícios para novas informações relacionadas ao nosso futebol.


NÚMERO DE MORTOS POR DESLIZAMENTOS EM ANGRA DOS REIS CHEGA A 46

O número de mortos por causa de deslizamentos de terra no município de Angra dos Reis (RJ) na madrugada da sexta-feira chegou a 46 segundo informações da Defesa Civil na noite de domingo.Os desabamentos atingiram uma favela no centro de Angra, que agora já registra 17 mortes, e também uma praia da Ilha Grande (parte do município de Angra), com 29 mortes, onde ficavam uma pousada e várias casas.

Neste domingo, em entrevista coletiva, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, informou que pediu o desligamento das usinas de energia nuclear Angra 1 e 2, pois a rodovia Rio-Santos, próxima ao local dos deslizamentos, está parcialmente interditada devido a fissuras e rachaduras, e isto poderia prejudicar a retirada dos moradores da cidade caso ocorra um acidente na usina.

De acordo com o prefeito não há nenhum problema operacional ou de vazamento na usina, ele pediu o desligamento apenas "por precaução". "Chega de correr riscos. Temos que evitar problemas futuros", disse. A companhia estatal que gerencia as usinas Angra 1 e 2 informou que as duas estão funcionando normalmente apesar das inundações.

A Prefeitura de Angra dos Reis também decretou estado de calamidade pública e luto oficial por três dias. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o número de mortos pelos desabamentos provocados pelas chuvas dos últimos dias já chega a 68.

Tempo indeterminado

A Defesa Civil, Marinha, Polícia Militar e Instituto Estadual do Ambiente estão envolvidos na buscas, que devem continuar por tempo indeterminado para tentar localizar outros desaparecidos. Além disso, oito cães farejadores e quatro retroescavadeiras também participam das operações.

O número de mortos nos deslizamentos ocorridos na madrugada de sexta-feira ultrapassou o número registrado em 2002, quando pelo menos 35 pessoas morreram depois de um temporal de mais de dez horas atingir Angra dos Reis.

O prefeito Tuca Jordão ainda afirmou que entre 15 e 20 pontos do município ainda são considerados áreas de risco, que ainda podem sofrer mais deslizamentos, e pediu que os moradores destas áreas abandonem o local. O prefeito de Angra dos Reis também afirmou que pediu auxílio do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, para os desabrigados e outros moradores de áreas de risco da cidade.