quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL TRANSCORREU SEM PROBLEMAS, SEGUNDO PRESIDENTE DA CEPERJ (veja o gabarito oficial)

Segurança, organização e transparência foram as marcas do concurso para o magistério estadual, realizado neste domingo (17/01), quando a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) aplicou as provas objetivas para 38.834 professores, na capital e em mais 27 municípios do interior. Os candidatos, que disputam 5.481 vagas de docente I da Educação Básica e da Educação Profissional, oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação, poderão conferir os gabaritos nesta terça-feira (19/01), pelo site www.ceperj.rj.gov.br. O concurso também constou de prova de títulos, de caráter classificatório.

O presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, acompanhou o concurso, monitorando todas as ações, desde o início da aplicação das provas, que começaram às 9h, até a entrega dos malotes, que retornaram à sede da instituição.

- É mais um passo para o fortalecimento da Educação no Estado do Rio de Janeiro, significando o ingresso de novos professores na rede pública para não haver mais aluno sem mestre em salas de aula, quando começar o ano letivo – afirma Barreto.

Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, começaram no horário estabelecido, terminaram às 13h e foram aplicados por 4.518 profissionais qualificados, entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais, nas 28 cidades, em 34 regiões. O diretor de Concursos e Processos Seletivos, Marcus São Thiago, afirma que durante as quatro horas de prova não foram registrados incidentes e os pequenos problemas pontuais surgidos foram resolvidos com bom senso. Ele transfere o sucesso alcançado na aplicação dos exames ao valor, dedicação e organização de sua equipe, que sempre estará apta a oferecer melhores condições aos candidatos.

Para este concurso promovido pela Secretaria de Estado de Educação, a Ceperj convocou 45.320 candidatos, tendo comparecido 38.834, o que significa abstenção de 16,7%. O diretor Marcus São Thiago considera que este índice é relativamente baixo comparado ao dos últimos concursos realizados em todo o país, com média entre 20% e 30% de faltas. O município com menor índice foi Magé, com 8,4% – dos 931 convocados, 854 compareceram. A cidade com maior abstenção foi Angra dos Reis, onde dos 1.840 convocados, 527 faltaram.

- Superamos os problemas das chuvas que atingiram Angra dos Reis nas últimas semanas, levando as provas na véspera e adotando esquema de logística, transporte e segurança. Chegaram à cidade com antecedência e foram aplicadas nos locais previamente definidos e no horário marcado – garante São Thiago.

Os exames escritos foram aplicados em 88 locais. Foram 25 provas diferentes, de acordo com as disciplinas e nível de ensino de ensino escolhidos pelos candidatos.

- Isso implica numa logística que envolveu desde a elaboração da prova, pelo nosso Departamento Acadêmico, impressão das mesmas, pelo Departamento Gráfico, e aplicação, pelo Departamento Operacional. A segurança de todo o processo foi elaborada conjuntamente com a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, com apoio direto da Polícia Militar – explica o diretor.

As provas objetivas foram compostas por três blocos: Português, comum a todos os candidatos, com 15 questões, sendo considerado eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de cinco acertos; Conhecimentos Pedagógicos, também comum a todos, com ênfase em conhecimentos referentes à Metodologia, Legislação Educacional e Políticas Públicas, com 15 questões e mínimo de cinco acertos; e Conhecimentos Específicos para cada disciplina escolhida pelos candidatos, com 30 questões e mínimo de 15 acertos.

Todas as questões, nos três blocos, foram de múltipla escolha, com cinco alternativas, valendo um ponto cada uma, no total de 60 pontos, todas elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo III do edital. Serão eliminados do concurso os candidatos que não alcançarem 50% do total de acertos, respeitando o valor mínimo para cada bloco.

- Estamos satisfeitos de mais uma vez ter servido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro na renovação dos quadros docentes do magistério estadual, através de um processo seletivo cujas marcas maiores foram segurança, organização e transparência – afirma o diretor da Ceperj.

Segue abaixo para consulta, o gabarito oficial do concurso da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro:





BY CEPERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário