quinta-feira, 14 de outubro de 2010

BRIZOLA NETO DESAFIA FOLHA DE SÃO PAULO


Caros amigos de blog!

Segue abaixo na íntegra, artigo publicado pelo Deputado Federal Brizola Neto (PDT-RJ), onde o mesmo alerta sobre a parcialidade apresentada pelo grupo Folha na hora de denunciar casos de ilicitudes no espaço político. Cabe salientar que, quando a denúncia é direcionada ao governo Lula, a referida instituição procura "esclarecer" amplamente aos seus leitores todo o processo, principalmente se o conteúdo pode ter ganhos eleitoreiros. Entretanto, quando surgem denúncias contra grupos ligados ao PSDB, DEM e aliados, a Folha esquece a sua sagrada função de informar os seus leitores. Com isso, vemos a cara deste veículo, declaradamente parcial, o que não é salutar para a liberdade de imprensa, tão propagada pelos adversários do presidente Lula.
Prestem atenção no artigo. Mais uma bola dentro do herdeiro político de Brizola:

A Folha de S. Paulo está conduzindo, como todos sabem, uma intensa ação judicial para obter acesso à íntegra do processo de Dilma Rousseff movido pela ditadura, com material obtido sob tortura e num regime de exceção.
A Folha defendeu, em editorial, o seu interesse com estas palavras:

“É da essência republicana que a biografia de um candidato se exponha ao exame até mesmo impiedoso da opinião pública. Trata-se, afinal, de alguém que pretende assumir o comando do país.”

Seguindo o mesmo raciocínio, a sociedade tem, então, o direito de exigir que a Folha procure e exponha, para “o exame impiedoso da opinião pública” os autos do processo movido na Justiça Eleitoral de São Paulo, em 1988, onde o candidato José Serra, - “alguém que pretende assumir o comando do país” – busca reparação ao fato de ter sido acusado pelo seu então colega de partido, Flávio Bierrenbach de ter entrado pobre e saído rico do governo Montoro, onde foi secretário de Estado.
A acusação foi feita na televisão e Serra iniciou um processo por calúnia, injúria e difamação contra Bierrenbach. Este, então, solicitou ao juiz da 2a Zona Eleitoral, então o Dr.Walter Maierovitch, o que se chama exceção da verdade, ou seja, o direito de provar que não é calunioso ou difamante o que havia sido afirmado. O juiz atendeu e, então, Serra tentou reduzir o processo ao de injúria, que juridicamente não comporta a comprovação de ser verdadeiro o que se afirmou.
O processo passou a arrastar-se e, finalmente, prescreveu. Mas está lá, no TRE de São Paulo, com a prova que se exige em processos relativos ao horário eleitoral, que é a fita do que foi veiculado.
A matéria, da revista Carta Capital, em 2002, está reproduzida em diversos blogs e pode ser lida aqui (é a segunda matéria da página).
Flávio Bierrenbach não é um “consultor” condenado por estelionato. É ministro aposentado do Superior tribunal Militar, o mesmo ao qual a Folha exige os dados de Dilma Rousseff. E não chegou lá nomeado por Lula, mas por Fernando Henrique Cardoso, em 1999. É alguém, portanto, digno da credibilidade e de isenção política em relação ao atual Governo.
Aliás, a Folha tem pleno conhecimento do processo e das acusações de Bierrenbach.
“Com esse objetivo, deve ir ao ar ainda hoje no horário eleitoral gratuito um depoimento em que o ex-deputado Flávio Bierrenbach acusa o tucano. “Entrou pobre na Secretaria de Planejamento do governo Montoro. Saiu rico”, diz ele.”

Portanto, a Folha de S. Paulo, se não quiser que seu editorial defendendo que a “essência republicana” seja ter conhecimento de tudo o que se disse – até pelos torturadores e receptadores, como foi o caso do Sr. Rubnei Quicoli – sobre” alguém que pretende assumir o comando do país.” está na obrigação de publicar o que o Ministro Bierrenbach disse sobre José Serra. Até porque foi dito num processo judicial em pleno regime de liberdades, e não papéis manchados de sangue do período da tortura e da bestialidade. Ou, então, deve confessar a seus leitores que pratica o padrão Rubens Ricúpero de jornalismo: o que é bom (para Serra) a gente mostra; o que é ruim a gente esconde.

LEIA NA ÍNTEGRA: http://www2.tijolaco.com/

Um abraço do RICO GUIMARÃES para todos os amigos e colegas de blog!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário