Caríssimos,
Somente alguém desprovido de senso crítico e analítico para votar no Serra. O partido dele tem um projeto agressivo de desestatização que visa diminuir o poder do Estado, ampliando o espaço para terceirizações e especulações das mais diversas. Acredito que as nossas instituições são o que nós temos de mais valioso em nosso país. Perdemos quase todas na Era FHC. A Vale foi vendida a preço de banana e quase que a nossa querida Petrobrás foi entregue aos especuladores internacionais. Muitos funcionários fizeram vigília e pressão na porta da sede da empresa aqui no Rio de Janeiro. Com muita luta e muito esforço evitamos esse crime que estava se consolidando no nosso país.
Sou Historiador e professor de História. Tenho 31 anos e vivi muito bem a Era FHC. Foi um período de muitos contratempos, de pouco crescimento econômico e de ausência de políticas públicas direcionadas à questão social e à educação. Lembro-me que o Brasil tinha postura de vira-lata e pouquíssima visibilidade internacional. Lula resgatou e fortaleceu as nossas instituições, deu visibilidade ao Brasil no cenário externo e corroborou as suas lutas sociais efetuando políticas públicas interessantes. O Bolsa Família que é muito criticado, inclusive por mim, é reforçado pela oposição como uma política assistencialista, que só "dá o peixe na mão". Acredito, racionalmente que o referido programa realmente tem muitas falhas, precisa ser melhor administrado e aperfeiçoado, principalmente pelas instâncias municipais, as grandes responsáveis pelas suas distorções. Entretanto, não posso deixar de reconhecer que o Bolsa Família é de vital importância para a manutenção de muitas famílias e precisa apenas ser melhor gerido. Em contrapartida, o Pro Uni se apresenta como a consolidação da inserção do jovem humilde e trabalhador no mercado de produção acadêmica, sendo este programa àquele que "ensina a pescar". Porém, a oposição não reconhece isso, só fala do que dá o peixe, mas se esquece dos programas que ensinam o caminho da pesca, ou seja, os programas responsáveis pelo crescimento do setor científico e tecnológico brasileiro, importantes para a redução da importação de técnicos e cientistas, o que amplia o mercado científico dos brasileiros, valorizando o profissional nacional em detrimento do estrangeiro. Isso tem que ser reconhecido pela comunidade acadêmica.
Lula ampliou o poder das nossas instituições como a Petrobrás, cujo Pré-Sal só foi descoberto por causa do investimento em tecnologia de ponta na área de pesquisa petrolífera. Se fosse num governo do PSDB, eles teriam escondido o jogo e repartido o Pré-Sal entre as empresas exploradoras multinacionais, pegando uma fatia do bolo para repartir entre os apadrinhados tucanos. Corrupção pura. Por falar em corrupção, o que o povo precisa entender é que ela existe em todo o processo histórico brasileiro. Infelizmente, a natureza corrupta faz parte da cultura política nacional e não importa qual governo estará em vigor. As nossas instituições democráticas são frágeis por natureza, seja com Lula, Dilma, Serra ou até mesmo a Marina, as práticas ilícitas estariam vigorando, infelizmente. A nossa classe política é um espelho da nossa sociedade, que é corrupta por natureza. Corrupta na hora de furar a fila, de pagar propina para oficial de cartório com o objetivo de adiantar um documento ou passar na frente dos outros, na hora de dar um dinheirinho para o guarda com o objetivo de ser liberado frente à alguma ilicitude, na hora de pedir um tratamento diferenciado em alguma instituição, enfim, temos uma natureza demasiadamente corrupta e não será da noite para o dia que iremos modificar isso, então, os políticos serão um produto final das nossas profundas características negativas. Maquiavel explica isso muito bem, os fins justificam os meios, não é mesmo?
Aqui no Rio de Janeiro temos um programa maravilhoso que são as UPAs 24 horas, uma rede de clínicas de pronto atendimento que desafogou os nossos hospitais e nos apresenta equipamentos modernos e ótimo atendimento. Bem, o Lula vendo o sucesso deste projeto decidiu distribuí-lo para todo o Brasil, o que será uma revolução na saúde brasileira. Na educação, as nossas universidades (USP, UFMG, UFRGS, UNB, UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ, UNIRIO) já estão entre as quinhentas maiores do mundo, fato este que, outrora no governo do pseudo sociólogo da Sorbonne jamais ocorrera, muito pelo contrário, as nossas universidades aqui no Rio estavam sucateadas e jogadas às baratas. Aliás, o Pré-Sal só foi descoberto porque houve uma modernização do setor de pesquisas da UFRJ, onde muitos profissionais gabaritados passaram a pesquisar a costa fluminense, mais precisamente a Bacia de Campos, aqui no Rio, que é a maior produtora de petróleo do país. Se não houvesse uma preocupação na ampliação do investimento na pesquisa petrolífera, talvez hoje nem soubéssemos que existia uma riqueza tão importante para o futuro do nosso país como o Pré-Sal. E também a UFRJ não teria se tornado um centro de excelência em pesquisas de Engenharia Petroquímica se o nosso humilde operário não tivesse investido tanto em educação como investiu. E ainda tinha gente com medo do Lula.
Concluo, afirmando que é um crime de lesa-pátria votar no Serra. Um crime contra o nacionalismo e as nossas instituições. Um crime contra a educação e a saúde brasileiras. Um crime contra o nosso desenvolvimento tecnológico que permitiu a descoberta do Pré-Sal, ou seja, um crime contra um projeto de governo que visa aumentar a estima do nosso país no cenário internacional e ampliar o nosso poder como agente transformador e dirigente das políticas mundiais, principalmente no tocante ao combate à fome.
E outra, quando falarem que o Sarney, o Michel Temer e o Collor estão com a Dilma, respondam que os citados já participaram do governo FHC (caso dos dois primeiros) ou estiveram ao lado dos tucanalhas, nas suas opiniões quando os mesmos decidiram iniciar o crime que foi a "Política de Desestatização" que entregou à preço de banana as instituições brasileiras, como a Vale. Reconheço que a privatização foi importante para a melhor gerência de alguns setores como a telefonia. Entretanto, sou a favor que as empresas continuem estatais e que terceirizem os setores internos estimulando a competitividade. Aí sim, seria legal, pois as empresas públicas teriam uma melhor gerência setorial, mas não deixariam de ter a sua direção nas mãos de brasileiros, do Estado Nacional, ou seja, o mais importante que é o capital acionário pertenceria ao governo e não a conglomerados estrangeiros como acontece hoje. Poderíamos sim, ter Vivo, Tim, Oi e Claro, mas sendo geridas pelo Sistema Telebrás, tendo estas empresas apenas pequenas participações no nosso mercado acionário. Portanto, dizer que privatização resolve problemas é uma falácia, o que resolve é uma melhor gestão dos serviços, que pode ser feita por empresas privadas, mas que teriam o controle do capital nacional.
Aqui, que quem escreve é um humilde professor. Não sei como esse manifesto será interpretado. Mas acredito que será bem recebido por àqueles que defendem a continuidade do progresso brasileiro. Então, achei interessante compartilhar algumas informações também com vocês. Tomei a liberdade de informá-los, mas como estamos num estado democrático, aceito opiniões divergentes, mas que tenham fundamento.
Sou acima de qualquer suspeita. Todos os que me conhecem sabem que não me identifico e nunca me identifiquei com o PT. Tenho reservas negativas contra o referido partido, principalmente no tocante às críticas ao governo do célebre presidente Getúlio Vargas, que na minha humilde opinião, apesar dos avanços significativos do governo Lula, ainda pode ser considerado o maior presidente que este país já teve, pois o mesmo foi o responsável pela criação das nossas maiores instituições, como a Petrobrás, a CSN, a Vale, o sistema S, o BNDES, e tantas outras. Apesar disso, não posso querer o retorno às políticas criminosas de FHC, Serra e seus asseclas. Por isso, mesmo com reservas e críticas, ainda sim, voto na Dilma, pelo bem da continuidade, e em respeito à Brizola, outro grande nacionalista, como eu.
Um grande abraço para todos, eis aqui um desabafo de um nacionalista, que ama o Brasil e quer um futuro próspero para todos.
Att,
Ricardo Araújo Guimarães
BY RICO GUIMARÃES
O presidente Lula é um canalha, vagabundo, que gosta de se deitar na corrupção desenfreada que virou o seu governo, que "nunca na história deste país" foi assim. Também... para quem já andou com figuras como Brizola e Fidel, vai esperar o quê?
ResponderExcluirSantana
Sou professora e históriadora, como você. Sou Santana, como o sacana do cometário acima. Não sou acima de qualquer suspeita como você, pois sou petista, e quero parabanizá-lo pelo oportuno manifesto, pois se pessoas sensatas,como você não tivessem acordado a tempo poderíamos amargar por longos anos com o PSDB.
ResponderExcluir