terça-feira, 24 de agosto de 2010

OBJETIVOS DO SISTEMA PEC PARA HISTÓRIA

A elaboração do Material Didático Sistema PeC de Ensino para o ensino da História da segunda fase do ensino fundamental assume a idéia de estudar o processo histórico dotando o discente da compreensão crítica e analítica acerca dos fenômenos sociais e suas implicações no mundo contemporâneo. Pensar a História é pensar o mundo e as suas transformações que são inerentes à nossa realidade atual. A historicidade está presente na produção histórica visando desenvolver a atividade reflexiva do conhecimento. A proposta não reside só no ensino meramente factual, mas sim na compreensão conjuntural dos fenômenos históricos e paralelo a essa afirmativa, a conjugação de uma metodologia que dote o aluno não só da apreensão dos acontecimentos, como também as suas causas e consequências.

Assim, este material didático procura trabalhar com a apropriação do conhecimento histórico, respeitando o processo cognitivo dos alunos e preocupando-se com a absorção dos valores relacionados ao contexto sócio-cultural de construção dos símbolos e significados no ensino da História.

No 9° ano, a grande preocupação se materializa na compreensão da História Contemporânea, temática fundamental para que o aluno possa compreender as estruturas políticas, econômicas e sócio-culturais que tanto contribuem com a nossa atual realidade. Visando não se prender a instrumentos retrógrados da “História Bancária”, depositária dos fatos, a nossa proposta reside na compreensão total do processo histórico, buscando entender e compreender os aspectos conjunturais que façam com que o aluno realmente aprenda não só meros acontecimentos, mas exercite a sua capacidade crítica e analítica dos fenômenos estruturais, visando uma compreensão conceitual da História. A metodologia se apresenta na valorização dos conceitos históricos e a sua plena interpretação, dotando o aluno de mecanismos objetivos para a total compreensão da História, bem como, a influência do modelo interdisciplinar no diálogo com outras disciplinas.

No âmbito da História Geral, o aluno terá acesso a capítulos que irão tratar toda a conjuntura entre-guerras e suas ideologias; a Guerra Fria; os fenômenos de dominação ligados ao Imperialismo, com as suas consequências e mazelas produzidas em todo o mundo e as implicações políticas e econômicas do mundo contemporâneo, com seus conflitos e características naturais. Já na História do Brasil, o aluno irá estudar o regime republicano em todas as suas fases, entender os regimes ditatoriais e democráticos dos quais o Brasil experimentou e através de uma leitura atualizada, buscar entender o Brasil atual, através de textos que incentivam a análise e compreensão do Brasil para o futuro.

Os exercícios são todos atualizados, visando estimular o senso crítico do aluno, tornando-o um agente investigador das questões do processo histórico. As atividades se dividem em exercícios para aula e os exercícios que serão efetuados em casa. Dentro desse conteúdo foram selecionadas as melhores questões de vestibulares e concursos de todo o país. Os professores terão todo um suporte de orientação pedagógica. Esse suporte busca aperfeiçoar e facilitar o trabalho do docente em sala de aula, bem como, na elaboração de conteúdos e avaliações. Cada unidade com oito capítulos terá dois simulados, um para cada quatro aulas, com questões elaboradas para a fixação dos conteúdos pelos alunos e para que o professor possa ter a exata noção da qualidade de absorção dos conteúdos pelos alunos, visando às avaliações futuras. Cada unidade de oito capítulos terá um super questionário com questões relacionadas á todo conteúdo trabalhado no bimestre. Por fim, cada unidade terá uma revisão com a síntese dos principais conteúdos inerentes aos capítulos apresentados.

Outro suporte importantíssimo está na seção das curiosidades, aonde serão apresentadas informações importantes sobre cada capítulo com acontecimentos-chave de cada temática, visando aprofundar a absorção de conteúdos dos alunos. Na seção Personalidades, serão apresentados os principais atores sociais ou políticos do processo histórico desenvolvido em cada capítulo, aonde os discentes poderão ter contato com os principais aspectos da biografia dos principais representantes de cada temática apresentada por capítulo. O professor ainda irá contar com indicações atualizadas de periódicos, filmes, séries, jornais, artigos e fontes históricas, que irão contribuir significativamente para a complementação das atividades recomendadas em cada capítulo.

O Material Didático PeC quer, com você, professor, trabalhar com a história conscientizante, problematizadora, que busca dotar o aluno de ferramentas necessárias para a compreensão do mundo, dando a ele o sentido de participação na História que é de cada um e de todos.

2 comentários:

  1. boa noite, Professor.
    Sou Professora de Língua Portuguesa/Literatura
    e gostaria de saber como poderia lhe encaminhar um currículo para ser analisado.
    Atenciosamente
    Luciana Mendes
    tialu.cejfm@gmail.com

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  2. Carissima Luciana,

    Envie em anexo para o meu e-mail ricoguimaraes1@gmail.com e eu verei no que poderei lhe ajudar.

    Um grande abraço e obrigado por prestigiar o meu blog.

    Rico Guimarães

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