terça-feira, 24 de agosto de 2010

SÍNTESE SOBRE O MATERIAL PEDAGÓGICO DO SISTEMA PEC DE ENSINO

É importante salientar as diversas tendências pedagógicas efetuadas no ambiente educacional. Todas elas têm uma característica própria e são utilizadas para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente e na produção dos conteúdos de ensino e dos seus métodos, condições inerentes para a evolução da aprendizagem dos alunos e também agentes auxiliares na interação entre os professores, coordenadores e demais contribuintes do projeto pedagógico e da sua conseqüente realização.

Observamos exemplos de estudiosos que buscaram classificar as fases de aprendizagem dos alunos e os seus desenvolvimentos. Piaget criou a teoria dos estágios cognitivos e consolidou a tese que separa o processo cognitivo em aprendizagem e desenvolvimento, aonde a primeira se refere à apreensão particular dos conteúdos e a outra a consolidação e evolução desse conteúdo. Vygotsky defendia a tese de que o conhecimento cognitivo do aluno depende das suas interações com o meio social, ao contrário de Piaget que acreditava no desenvolvimento individual do aluno e sua compreensão da sociedade.

Paulo Freire defende a educação política, consciente que busque dotar o aluno não só de conhecimento e absorção de conteúdos, mas de postura cidadã, de agente transformador da sociedade, a verdadeira pedagogia da autonomia, contrária ao ensino bancário, que deposita informações, mas não se preocupa em formar um aluno crítico. Incitar o senso crítico e analítico dos alunos e a sua participação como agente da cidadania foi uma preocupação latente do educador pernambucano.

Com a Lei 11274/2006, o ensino fundamental passou a ter duração de nove anos. A Classe de Alfabetização (CA) se transformou em 1º ano e assim automaticamente as antigas séries do ensino fundamental foram convertidas para o modelo anual. A 1ª série passou a ser o 2º ano, a 2ª série o 3º ano e assim sucessivamente.

O objetivo principal do material pedagógico do PEC é apresentar idéias, projetos e caminhos para a promoção da educação das crianças no seu processo de socialização com a escola e o meio social no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental; no Segundo Segmento estimular a formação do aluno para o pleno exercício da cidadania e dotá-lo das competências necessárias para a sua introdução no Ensino Médio; e, por fim, já no Ensino Médio aprofundar os conteúdos absorvidos no Ensino Fundamental, propondo o real estímulo da pesquisa, a compreensão dos conceitos e o pleno exercício das habilidades inerentes a sua formação, orientando e preparando o aluno para a vida profissional, procurando identificar as suas tendências para escolhas futuras. 


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